sexta-feira, 15 de maio de 2009

MUITO OURO ! Uma historinha do dinheiro

MONEY que é GOOD nós não HAVE!

E aí galera, beleza?
Nós começaremos, a partir de hoje, a postar aqui algumas matérias SUPER LEGAIS sobre o dinheiro e sobre a crise. Para todos que não têm muita noção sobre algum deles, para quem simplismente adora ler o juvenal, ou para quem quiser só criticar mesmo!


O dinheiro
Alguém pode me dizer o que ele é?

Wikipédia diz:
“O dinheiro é o meio usado na compra de bens, serviços, força de trabalho, divisas estrangeiras ou nas demais transações financeiras, emitido e controlado pelo governo de um país, na forma de moedas ou notas.”

Moedas ou notas... Vocês já pensaram que o dinheiro, mesmo nessa forma, é só um símbolo?

Antigamente, todo tipo de transação era feito por meio do famoso escambo. Por meio da troca, para os leigos. Na época em que o escambo era comum, havia algumas mercadorias que faziam o papel da moeda de hoje em dia. O gado, o sal e o açúcar são exemplos. Até hoje existem mercadorias que são usadas como moeda. O cigarro é uma delas, como mostrou Dráuzio Varella dentro da prisão do Carandiru. A partir da Idade Média, quando o ouro, a prata e o cobre eram cunhados, o escambo começou a entrar em desuso e as pessoas passaram a receber metais em forma de moeda em troca da mercadoria que vendiam.

Bom, faz sentido trocar uma mercadoria por outra ou uma mercadoria por ouro, mas faz sentido trocá-la por um pedaço de papel? O que esse papel é afinal?

As cédulas de dinheiro foram feitas pra representar a reserva de ouro que um estado nacional tinha, mas hoje em dia não é bem assim... Ao longo das gerações de presidentes de todos os países, os governos imprimiam papel moeda conforme os tempos exigiam. Ou seja, se um presidente achava que o mercado precisava de mais grana ele simplesmente ordenava sua impressão. O que isso gera, então? A famosa INFLAÇÃO. Muito papel pra pouco ouro. É aí que a moeda começa a valer menos que antes.

Escambo, moeda, papel moeda, o que veio depois? Depois vieram os nossos anos, os anos do dinheiro DIGITAL.

Mastercard diz:
“Existem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe mastercard.”

Agora é a era dos cartões de crédito, das grandes transações de dinheiro feitas pela internet e dos famosos FINANCIAMENTOS. Foi aí que o bicho pegou...

Tia Maria diz:
“Dois recém-casados desejam comprar um apartamento pra começar a vida nova, mas não têm todo o dinheiro pedido pelo proprietário. Então o casal arranja a solução perfeita: um financiamento oferecido por um banco. É muito simples, o banco paga todo o valor do imóvel para o proprietário e você paga ao banco o valor em partes. É uma forma cômoda de ter sua casa sem ter pagado por ela! E o que acontece se, acertado o financiamento, o casal não tiver todo o dinheiro para pagar o banco?”

Esclarecimento sobre os bancos
Não sei se vocês pensam assim, mas os bancos não são reservas de dinheiro e de tesouros iguais ao Gringotes( o banco do Harry Potter). Eles têm dinheiro em constante movimento. O dinheiro que você deposita na sua poupança (e espera até a eternidade pra ele render mais dinheiro) é usado, por exemplo, pra pagar o financiamento de um apartamento pra uma dupla recém-casada. Seu dinheiro é reposto por outro, usado de novo, reposto por outro...
Acontece que, se o casal da tia Maria não tem dinheiro pra pagar o banco, ele tem que compensar o proprietário do imóvel com dinheiro vindo de outro lugar.
E o que acontece se essa situação se repetir pra muuuuuuita gente? Uma crise, é isso o que acontece! O banco usou dinheiro prometido e que não veio nunca. Aí depois do casal o banco está falido e o ex-proprietário do imóvel também porque não recebeu seu pagamento!

As coisas ficaram muito mais confusas agora que o dinheiro virou subjetivo. Você não encosta no dinheiro que ganha ou dá. Ele está lá e um segundo depois não está mais!

Consciência diz:
“Como que o dinheiro, aquele que agente inventou, fugiu do nosso controle?”

COMENTEM!

Por Juvelina

0 comentários: